Segundo a organização internacional Endeavor, em notícia publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o Brasil tem potencial para abrigar “uma companhia com tamanho da Apple ou Amazon”. São as palavras de Camilla Junqueira, diretora da instituição no país.
“No começo, era natural que as empresas brasileiras fossem mais fechadas, considerando o tamanho do mercado nacional e as características dos negócios. Os próprios mentores falavam que era importante crescer por aqui primeiro. Porém, houve uma transformação do ecossistema. Os empreendedores hoje começam criando soluções inovadoras que têm a capacidade de competir globalmente”, afirma.
E as apostas neste crescimento não vem apenas do Brasil. A executiva ex-Duolingo e experiente trabalhadora do Vale do Silício, Gina Gotthilf, criou o Programa Latitud, que visa ajudar na conexão de empreendedores da América Latina. A brasileira, que possui carreira de sucesso no meio corporativo estadunidense, dá dicas para empreendedores em entrevista concedida à Folha de S. Paulo:
“Encontre um problema antes de inventar uma solução. Pense: ‘Qual é o problema que essa startup vai resolver?’. Então pense no problema em si e em todas as soluções possíveis, além da sua ideia original, antes de definir o que criar. Foco. Tenha clareza em relação ao que você está fazendo, as prioridades da empresa, as métricas que importam, e tente não desviar a atenção, mesmo que pareça haver oportunidades de todos os lados. A vontade de abraçar o mundo destrói muitas startups. Leve a parte de tecnologia e engenharia da sua startup a sério. Se você não sabe desenvolver produto, contrate ou vire sócio de quem já tem experiência ou crie um negócio que não seja um aplicativo. Por outro lado, para quem está bem no começo e não tem acesso a engenharia, existem cada vez mais recursos ‘no-code’, que permitem criar protótipos e sites sem conhecimento técnico para ao menos avaliar suas ideias antes de recrutar. ‘Tenha clareza em relação ao que você está fazendo, as prioridades da empresa, e tente não desviar a atenção, mesmo que pareça haver oportunidades de todos os lados. A vontade de abraçar o mundo destrói muitas startups’, revela.
De acordo com a Abstartups, o Brasil já conta hoje com mais de 13 mil startups – destas, 14 já valem mais de US$ 1 bilhão. Não perca tempo em buscar conhecimento e desenvolvimento para a sua empresa.
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